Capital sediou a penúltima etapa classificatória da competição
Foram três dias de muitos socos, chutes e golpes certeiros. Mais do que isso, a etapa classificatória de Porto Alegre do Campeonato Brasileiro de Karate movimentou o Gigantinho, onde mais de 1.200 atletas disputaram não só medalhas, mas vagas na final do Brasileiro e na Seleção Brasileira. As competições e a seletiva ocorreram nos dias 8, 9 e 10 de julho.
Lutando em casa, o Rio Grande do Sul colocou a terceira maior delegação (189 atletas) e ficou no terceiro lugar no geral, com um total de 74 medalhas – sendo 15 de ouro, 23 de prata e 36 de bronze. Para o coordenador técnico da Federação Gaúcha de Karate (FGK), André Sarturi, o Rio Grande do Sul mostrou uma evolução.
“A seleção gaúcha de karate está com um nível muito bom. Tivemos várias medalhas de ouro, muito mais do que nas outras edições, houve uma evolução enorme. A gente tem muito o que crescer muito o que evoluir, mas está muito próximo do esperado. A gente atingiu o objetivo”, acredita André.
A maior delegação (582 caratecas) foi também a maior em conquistas. São Paulo sagrou-se campeão geral da etapa com 408 medalhas (134 ouro, 106 prata e 168 bronze).
Rodrigo Inácio, técnico da Seleção Paulista, disse que o primeiro lugar se deve ao trabalho no estado e a qualidade técnica da etapa de Porto Alegre correspondeu à expectativa de ser a mais forte do Brasileiro. “Sem dúvida um nível técnico excelente, atletas da seleção brasileira se encontrando, sem dúvida nenhuma um dos maiores eventos do circuito nacional”, elogia.
Com 273 atletas, Santa Catarina ficou em segundo, com 169 medalhas (50 de ouro, 43 de prata e 76 de bronze). Técnico da Seleção Brasileira e coordenador da equipe Catarinense, Eurico Schopchaki, já acreditava na boa colocação, visto o bom nível técnico apresentado pelos atletas catarinenses e explicou que o objetivo da seleção era “classificar os atletas, o maior número possível, nas diversas categorias, nos naipes masculino e feminino, e ter uma representatividade expressiva, na final”.
Seleção Brasileira para o Pan-Americano
Nesse domingo (10.07) foram realizadas disputas para formar a seleção brasileira das categorias sub 14, cadete, júnior e sub 21 para representar o Brasil no Campeonato Pan- Americano que acontece entre os dias 22 e 28 de agosto em Guayaquil/Equador. No total foram selecionados 11 atletas no kata (demonstração) e 42 no kumite (lutas).
Etapa final em Porto Alegre em 2017
Além do alto nível técnico, o Brasileiro também apresentou um sucesso na realização, o que pode significar futuros eventos para a Capital Gaúcha, conforme o presidente da Federação Gaúcha de Karate (FGK), Celso Piaseski.
“Com certeza, a partir de hoje, vamos ter mais adeptos do Karate. As academias e os clubes vão ter mais alunos, porque as pessoas puderam ver aqui um karate bonito, esportivo, de alto nível. Para Porto Alegre essa competição é um fato marcante e logo estaremos colhendo os frutos. Já tem a possibilidade de a grande final no ano que vem ser em Porto Alegre”, afirma.
O presidente da Confederação Brasileira de Karate, Luiz Carlos Cardoso do Nascimento, confirma que o evento ocorrido nessa semana abre oportunidades para a capital.
“Em função do que nós encontramos aqui. A ajuda que a Federação Gaúcha conseguiu com seus apoiadores, patrocinadores, colaboradores faz com que a CBK possa ver e entender que existe uma grande possibilidade de fazer uma final do Campeonato Brasileiro aqui em Porto Alegre”, explica.
O Bicampeão Mundial de Karate, Douglas Brose, que presenciou a competição, parabeniza a Federação Gaúcha de Karate e os seus parceiros que contribuíram para a realização do evento.
“Realmente, acho que foi um marco para o Karate gaúcho, e com certeza, vai deixar um legado de experiência para que outros campeonatos do Brasil inteiro possam seguir esse exemplo e fazer eventos dessa magnitude”, conta.
O mundo do Karate aguarda em agosto a decisão se o esporte passa a fazer parte dos Jogos Olímpicos de 2020.
Com a realização da Confederação Brasileira de Karatê. Federação Gaúcha de Karate e Austral Sports, o Campeonato Brasileiro de Karate tem o apoio de IPA-Metodista, NET, Claro, H2O, Trevisan, Prefeitura de Porto Alegre, Sport Clube Internacional, Feci, Rede Master e Latam.
Texto: Nathália Ely/Assessoria de Imprensa Campeonato Brasileiro de Karate – Poa
Fotos: Christian Oliveira
Redes Sociais