8/06/2015 às 12:17 - Campeonatos

Você conhece as regras do karatê?

Regras do karateVocê se imaginaria conduzindo um veículo sem conhecer as regras de trânsito? Absurdo né? E participar de um campeonato de karatê sem conhecer as regras da competição? Difícil dar certo..

Sendo assim o professor Eduardo Porchat , uma referência em arbitragem de karate no Brasil e no mundo, “mastigou” as regras da WKF e produziu esse documento resumido para atletas. Faça download, estude e tenha uma ótima competição.

Você sabia? A jaqueta do karatê-gi quando já estiver com a faixa na cintura, deve ter comprimento mínimo que cubra os quadris, porém não superior a 3⁄4 (três quartos) da coxa. No caso das mulheres, podem usar uma camiseta debaixo da jaqueta do karatê-gi. Os laços da jaqueta devem ser amarrados. Jaquetas sem laços não poder ser usadas. Essa e outras regras estão neste manual resumido para atletas. Confira os detalhes, aprenda a jogar o jogo.

Você sabia que uma equipe de kumitê será desqualificada se qualquer dos seus membros ou o seu técnico mudar a composição da equipe ou ordem de combate em uma rodada, sem prévia notificação por escrito? Este e outros detalhes podem ser conferidos aqui.

Você sabia que os competidores têm direito de tempo entre os combates, igual ao tempo de duração padrão de um combate, para fins de descanso e mudança de equipamentos. A única exceção é para repescagem, onde, no caso de mudança de cor de equipamento, o tempo é estendido para cinco minutos. Mais detalhes aqui.

Você sabia que no kumitê para uma pontuação ser marcada os seguinte critérios devem ser observados: boa forma, atitude esportiva, aplicação vigorosa, alerta (ZANSHIN), tempo apropriado e distância correta? Estes e outros detalhes podem ser conferidos aqui.

Você sabia que uma técnica aplicada após a ordem de suspensão ou parada do combate não deve ser pontuada, podendo resultar em penalização para o ofensor? Confira esta e outras regras de combate neste link.

Você sabia que se um competidor pontua com mais de uma técnica consecutiva antes do encontro ser parado, a este competidor será computada a técnica válida de maior valor, independentemente da seqüência das técnicas. Exemplo: Se um chute é dado após um golpe de punho, será pontuado o chute já que o chute vale mais. Confira esta e outras regras de combate neste link.

Você sabia que passividade é uma falta de categoria 2, que não pode ser marcada nos últimos 10 segundos de combate? Confira esta e outras regras de combate neste link.

Você sabia que para competidores Cadete e Júnior nenhum contato com técnicas de mão para a cabeça, rosto ou pescoço é permitido? Não marca ponto e ainda toma falta (exceto MUBOBI). Por outro lado, chutes Jodan podem fazer um leve toque (superficial) e ainda assim pontuar. Confira esta e outras regras de combate neste link.

Você sabia que se durante um combate você der uma de Neymar e fizer fita vai tomar uma falta, e simular uma lesão que não existe é uma grave infração ao regulamento? Confira esta e outras regras de combate neste link.

Sabe aquela “estratégia” de aplicar uma técnica e imediatamente virar as costas para o oponente (tentando induzir o árbitro a marcar o ponto)? Pois é, se nesse momento o seu oponente lhe atacar, ainda que de forma excessiva, você é que receberá uma falta por MUBOBI. Confira esta e outras regras de combate neste link.

Sabia que se deixar de fazer a saudação no início ou no final da apresentação do kata você será desclassificado? Também vai mais cedo para casa se deixar a faixa cair.. Confira esta e outras regras de combate neste link.

O documento original com as regras de competição tem cerca de 70 páginas.. O mestre Porchat reduziu para menos de 20 páginas aquilo que é essencial para qualquer atleta de karatê. Então, LEIA O REGULAMENTO.